segunda-feira, 5 de abril de 2010

Trampolim aprovado no Teste de Audiência do Cinema Brasileiro !!!!!!




Recentemente convidado para participar do Teste de Audiência do Cinema Brasileiro nas praças de Curitiba e Brasilia (09 e 23 Fev, respectivamente), o Trampolim do Forte foi aprovado pelo público de ambas as cidades. No escore geral, 80 % das audiências consideraram o filme entre Muito Bom-Excelente.


Para participar do Teste de Audiência é pré-requisito que o filme ainda esteja aberto para modificações. O público ( consumidor de cinema, entre 20 e 60 anos e de formações distintas ) não sabe qual filme será exibido e desconhece a presença do diretor, que fica "oculto" na sala escura. Após a projeção, o público presente responde a questionários quantitativos.


Paralelamente a isso, um focus group se reúne em uma sala em separado, analisando os aspectos qualitativos da obra. Após a projeção, também acontece um frutífero debate entre o público presente e o diretor, onde a temperatura da recepção ao filme é medida na mesma hora.
O diretor ''à paisana" no Teatro da Caixa Cultural em Curitiba.
O público responde aos questionários qualitativos após a projeção.
Os dados resultantes do questionário são tabulados pela equipe de estatística do Teste de Audiência. Para além disso, todo o conteúdo do focus group é transcrito na sua totalidade, assim como os arquivos em audio do debate com o público são gravados. Todas essas ferramentas ( dados quantitativos, focus group e debate ) são por fim disponibilizadas para a produção do filme analisado.

O resultado é um calhamaço de 50 páginas de dados completos e pormenorizados, com inúmeros gráficos e percentuais que ajudam - e muito - a reflexão sobre os caminhos do filme e sobretudo, indicam a aceitação ou não do público em relação aos mais diversos aspectos da obra.

Com curadoria de Marcio Curi e Renato Barbieri, O Teste de Audiência é um importante projeto - subsidiado pela Caixa Cultural e Sav - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - que visa tornar mais comum no Brasil a prática das exibições-teste, tão corriqueiras na Europa e EUA.

Vida longa ao Teste de Audiência do Cinema Brasileiro !!!!!!
Detalhe do focus group reunido em Brasília.

João Rodrigo debate com o público de Curitiba, observado pelo curador Márcio Curi.

domingo, 4 de abril de 2010

Refúgio na Praia ( do Forte !!!!! ).




Bau na máquina de costura. Belo Refúgio !!!!!

Depois de meses montando o filme no ambiente urbano de Salvador, eis que chegou o momento do sprint final para concluir a montagem do Trampolim. O local escolhido foi a Pousada Refúgio da Vila, na Praia do Forte.
Estilosa e de super bom-gosto, ela foi o nosso refúgio durante três dias ( 29,30,31 de Março ) de internação total no quarto 20, onde montamos o nosso set-up e cortamos com a concentração e tranquilidade necessárias.
Fica então a dica de um lugar super bacana pra se estar seja trabalhando, namorando ou simplesmente descansando. O nosso muito obrigado à toda a turma super-profissional da Refúgio da Vila, por apoiar o cinema produzido no Brasil.
Valeu !